UNE – União Nacional Estudantil
1. Definição
Fundada em 1937, a UNE é a entidade de representação dos estudantes universitários. Uma de suas lutas é a da reivindicação por educação pública, gratuita e de qualidade. Porém, suas lutas não se resumem somente pela educação. De acordo com sua tradição, a UNE sempre participou ativamente dos principais acontecimentos políticos do país.
2. A UNE e a ditadura
A UBES(união brasileira dos estudantes secundaristas) recebeu um golpe com a chegada dos militares ao poder (início da ditadura). Logo que a ditadura se instalou, em 1964, a sede da UBES e da UNE – que se localizam no mesmo prédio - foi atacada e incendiada. As lideranças estudantis foram perseguidas e presas. Muitos militantes fugiram ou foram exilados. O movimento da UNE continuou dentro das escolas, com os grêmios, e em diversas passeatas e manifestações. As universidades eram vigiadas. Também houve muita luta contra a instituição norte-americana que queria intervir na educação brasileira.
A UNE foi lesionada depois da instituição do Ato Institucional 5( proíbia as manifestações políticas, transferindo os julgamentos ara o tribunal militar ) e das prisões no congresso de Ibiúna. Mesmo assim, o movimento estudantil continuou nas ruas. Em 1979 iniciou-se a reconstrução da UNE. Em 1984, ela participou da Campanha das "Diretas Já" e apoiou a candidatura de Tancredo Neves à Presidência da República. A UNE participou de manifestações a favor do impeachment de Fernando Collor (manifestação dos “caras-pintadas”), pressionando o ex-presidente à renúncia.
Durante o governo Fernando Henrique Cardoso, a União Nacional dos Estudantes repudiou as privatizações, os privilégios ao capital estrangeiro e o descaso com as políticas sociais e com a educação do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário