Pesquisar tema específico

Entenda o Projeto

Esse projeto foi desenvolvido pelo professor Leandro Villela de Azevedo na Escola Villare (São Caetano do Sul - SP) a partir do ano de 2010.

Eles está dividido em 3 partes
Apostila de Anotações Compartilhadas (antiga fase, até 2009) - http://compartilhadas.blogspot.com/
Atualidário (Dicionário de Atualidades) - http://atualidario.blogspot.com/
Conceitopédia (Enciclopédia de Conceitos) - http://conceitopedia.blogspot.com/

E todos fazem parte do site http://www.profleandro.com/

Como todas as aulas de história são baseadas na anotação pessoal (não existem texto a serem copiados da lousa, de uma aula interativa com os alunos, onde os conceitos são debatidos, estes possuem um tempo para formalizar o seu conhecimento através de anotações) torna-se importante um material de apoio além do livro para validar o que foi anotado de forma pessoal no caderno. Neste espaço os alunos podem ter contato com anotações de seus colegas, transformando essas anotações em uma espécie de "segundo caderno" ou "caderno coletivo"

É MUITO IMPORTANTE compreender que o que está postado aqui foi criado pelos ALUNOS de FUNDAMENTAL II (Conceitopédia) ou ALUNOS DO MÈDIO (Atualidário), sendo apenas o COMPARTILHAMENTO do caderno destes alunos. Portanto aqui é apenas um espaço ABERTO onde os alunos compartilham entre si ANOTAÇÔES PESSOAIS da aula. Assim sendo é possível (e muito provável) que haja ERROS no meio do que está anotado. Essas anotações NUNCA devem substituir o próprio caderno pessoal e nem os outros materiais mais confiáveis, como o livro didático.

Apesar de ser um espaço onde o erro existe, ele é importante para o desenvolvimento dos alunos, vendo a forma como outros alunos anotam, treinando a escrever seus próprios textos sobre a matéria, desenvolvendo neles a autonomia de produção e de estudo.

Esses projetos fazem parte do site http://www.profleandro.com/ e caso alguém tenha alguma dúvida pode entrar em contato com professor Leandro Villela de Azevedo através do e-mail professorleandrovillela@gmail.com