Pesquisar tema específico

sábado, 6 de novembro de 2010

Mercantilismo

MERCANTILISMO


O mercantilismo era da economia e foi à primeira ação a ser controlada pelo dinheiro, ou seja, quanto mais dinheiro mais poder. Ele surgiu por causa de duas perguntas:

- como se mede a riqueza de alguém?

-como aumentar a riqueza de um reino?

Ele tinha quatro leis básicas:

- Metalismo (o medidor de riquezas), os metais preciosos ouro e prata eram usados para medir a riqueza pelo peso, para cobrança de impostos e tudo que envolvesse dinheiro na época. Eles escolheram essas matérias porque não estragavam.

- Balança Comercial Favorável, a sua riqueza aumenta quando você ganha mais do que gasta, vende mais do que compra e exporta mais do que importa.

O Superavit é quando você lucra que é a diferença de quanto você recebeu e do quanto você e gastou e o Déficit é o contrario de Superavit, quando você gasta mais do que recebeu, é o prejuízo.

- Monopólio é quando o rei escolhe uma família para ser a única família a vender um produto. Só os produtos de mais valor tinham o monopólio, a vantagem disso é que não tinha concorrência, então as pessoas poderiam vender por um preço maior porque independente do preço que fosse, as pessoas só tinham aquele lugar para comprar e com isso as famílias iam tendo mais dinheiro para dar para os reis, por isso que o rei escolhia as famílias que ele tinha certeza que dariam bastante dinheiro para ele. Isso também fazia com que as famílias quisessem dar mais dinheiro para o rei e ter melhores monopólios.

- Protecionismo, é um imposto de importação para defender a produção nacional. Isso surgiu por causa da importação do vinho da frança para Portugal, acontece que a frança produzia vinho há muito tempo e tinham ótimas técnicas de produção, por isso o vinho deles era muito bom e com isso Portugal quis começar a fazer vinhos também, mas eles não tinham técnicas boas e nem um bom cultivo de uvas então o rei de Portugal criou um imposto denominado Protecionismo, e funcionava assim: quando uma pessoa comprava um vinho da frança, quando ela entrasse em Portugal ela teria que pagar um imposto de 200% do preço que tinha pagado na frança. Então tanto comprando em Portugal como na frança, o dinheiro ia para o rei de Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário