Quando os portugueses chegaram ao Brasil,descobriram que aqui podia ser um grande exportador uma especiaria muito cobiçada, a cana-de-açúcar.
Então eles dividiram o território brasileiro em 2 partes:
Parte norte e parte sul.com isso eles dividiram mais ainda em espécies de feudos chamados em capitanias hereditárias(capitanias vem de cabeça do mar e hereditária pois era passada de pai p/filho.
Com as capitanias hereditárias,os portugueses tiveram que ver quais eram as medidas para as capitanias funcionarem bem,sendo assim eles tinham que escolher entre:
-latifúndio/minifúndio
-consumo/exportação
-servidão/mecenato/escravidão
-exportação/importação
-monocultura/policultura
Assim eles escolheram:
Latifúndio pois era muito espaço muito grande e poucas pessoas para serem donos de terra (lembrando que latifúncio significa GRANDES propriedades de terra)
Exportação,pois eram especiarias que eles queriam produzir, elas não seriam úteis se não fossem exportadas para Portugal
E mão de obra escolheram a escravidão ... mas por quê?
Escolheram era pois não teria como escolher servidão, uma vez que a servidão ocorre apenas quando nobres protegem camponeses de ataques, e não havia nem camponeses aqui, e se alguém estava atacando o povo que já morava aqui (indígenas) esse alguém eram os próprios portugueses. não escolheram mecenato não seria útil, uma vez que o mecenato era apenas para produção artística. e também não escolheram trabalhadores pagos pois como tinham escolhido latifúndio, cada um deles precisaria de muitos trabalhadores, seria muita gente pra receber salário. Mas quem ia querer trabalhar em uma terra distante e isolada por um salário pequeno? Ninguém. Então, se quisessem trabalho assalariado precisariam pagar muito bem para cada um ... ou seja, não teriam lucro nenhum.
Sendo assim eles pensaram em uma Idea que tinha sido adotada só no acontecido romano,uma Idea que quase todos tinham esquecidos.a escravidão, que não era comum na Europa, mas que agora seria recriada para garantir o maior lucro deles
Nenhum comentário:
Postar um comentário