Pesquisar tema específico

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

A influência da cultura grega na cultura romana

A cultura grega e a cultura romana



Quando os Etruscos começaram a não passar por Roma e ir vender para Magna Grécia, os próprios gregos foram falar para os romanos que os Etruscos foram conquistados pelos celtas. Desta forma não eram mais os Etruscos que passavam por Roma descendo para vender o ferro, mas sim os gregos que subiam até os Alpes para comprar o Ferro e com isso passavam por Roma, quando este povo ia e, parava em Roma eles ficavam um bom tempo lá conversando e os gregos contaram as historias lendas e acontecimentos de sua cultura, essas conversas foram tão alem que os romanos começaram a copiar coisa da cultura grega, como por exemplo, os deuses antropomórficos:

Zeus - júpiter

Poseidon - netuno

Hermes  - mercúrio

Cronos -  Saturno

Gaia -  terra

Helio-  Sol

Áries - Marte

Afrodite Vênus





E também o alfabeto

O alfabeto romano ficou conhecido como alfabeto latino, é usado atualmente no Brasil, mas com algumas mudanças, existiam letras que hoje não existem mais como:

A letra AE existia na Roma antiga e atualmente não

Não existia a letra U era a letra V, mas só era usada em alguns casos como, por exemplo, uva, era escrita: VVA. Então a letra U latina seguida de uma vogal tem som de V e seguida de uma consoante tem som de U, pois u é uma vogal. E também o I e o J que eram a mesma letra, quando estava entre vogais tinha som de J, senão tinha som de I.
Por exemplo IVLIVS CAESAR (Júlio César)

Nenhum comentário:

Postar um comentário