Pesquisar tema específico

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

2a Guerra Púnica - Roma x Cartago (Conquistas de Roma)

Segunda Guerra Punica


A segunda guerra punica se iniciou porque os cartagenenses queriam vingança após terem perdido a primeira. Anibal e Amilcar ( nome dos líderes de Cartago) tinham um exéricito de mais ou menos 10.000 elefantes e uns 30.000 soldados. Os dois líderes resolveram que Aníbal iria para roma e Amilcar ficaria em Cartago pois isso fazia parte do plano secreto deles.Para chegar em Roma eles precisavam usar galeias (barcos) mas cada galeia aguentava algumas toneladas então só daria para passa um elefante por vez o que iria demorar uma eternidade pois eram 10.000 elefantes então ele resolveram pegar a ideia de Alexandre o grande que era montar uma ponte de barcos, e assim fizeram, o nome dessa passagem era: Estrito de Gibratar.

Quando a ponte ficou pronta eles atravessaram e chegaram na região dos Celtas, e então depois de os cartagenenses explicarem que não era com eles que queriam guerra e sim com os romanos os Celtas ao ouvirem o nome dos romanos na mesma hora se juntaram aos cartagenenses e então foram os dois grupos enfrentar os romanos mas ao chegarem na Cordilheira Dos Alpes os Celtas avisaram os romanos que iriam precisar esperar 5 meses para poder atravessar a cordilheira pois era tão frio que as pessoas morriam, mas os cartagenenses acharam que eles estavam falando aquilo porque estavam com medo e disseram que se eles não fossem eles iriam sozinhos e foi assim mesmo. Quando começaram a subir ficaram morrendo de frio pois lá faziam temperaturas baixíssimas de uns -10ºC ou -15ºC e até mesmo -20º enquanto iam andando muitos homens e elefantes iam morrendo por causa do terrível frio. Chegou uma parte em que nem o próprio Aníbal conseguiu aguentar e desmaiou então os outros soldados pegaram um elefante recém falecido abriram a barriga dele e colocaram Aníbal lá dentro pois como fazia pouco tempo que o elefante tinha morrido ainda estava quente dentro dele e então, Aníbal poderia se esquentar e continuaram caminhando pela cordilheira carregando o elefante.

Quando chegaram em roma tinham sobrado 3.000 soldados e 8 elefantes mas acontece que quando chegaram lá não tinha nenhum soldado para defender pois este era o plano secreto Amilcar ia atacar pelo Sul. então Aníbal e seu exército começaram a destruir a cidade de Roma colocaram fogo, sequestravam mulheres e crianças e os elefantes destruíam tudo o que viam pela frente. Os cartagenenses queriam chegar até o rei de Roma, mas eles não sabiam que o governo de Roma era uma República governada por idosos com 60 anos, então eles só encontraram os velhinhos. Essa foi uma guerra terrível na qual Roma quase perdeu, mais por muito pouco saiu vitoriosa mas com muitos prejuízos, pois tinham perdido praticamante todos os soldados e a cidades estava toda acabada. Os romanos sabiam que se tivesse uma terceira guerra eles perderiam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário