CIENTIFICISMO
Ano: 1880, 1890, mais ou menos
Com todas as invenções (foto, telefone, raio X, etc), as pessoas vão começar a pensar de uma forma diferente ('nova filosofia') e vai ser chamada de Positivismo (Cientificismo). Era a idéia do que o progresso é infinito e que a ciência era capaz de resolver todos os problemas (caminha a perfeição).
E vão dizer que o 'atrazo' da humanidade era porque acreditavam muito na fé.
Queriam mostrar que Deus não era nada para a ciência.
Achavam que a ciência era o MÁXIMO e queriam compara-lá com Deus (o poder máximo, supremo). Porque Deus era imortal, onisciente, onipotente, criador, curador e onipresente.
Queriam falar que a ciência iria substituir isso. Pegaram frases de Deus e 'modificaram' para falar que a ciência também conseguiria fazer isso. Ficavam falando que a ciência iria fazer o ser humano imortal, a ciência iria saber tudo, por causa dos livros e etc, achavam ela perfeita ...
O pessoal não estava mais acreditando em Deus, em fé. E as pessoas não acreditando mais em Deus, a ciência iria evluir mais rápido. Esse era o objetivo deles.
CIÊNCIA x FÉ
Isso foi dominando cada vez mais as pessoas.
(a primeira vez que isso foi contestado, foi na segunda guerra mundial por causa da ciências conseguindo criar armas de tanta destruição em massa e das falsas ciências que levaram os nazistas a exterminarem civilizações inteiras)
Vão surgir tres divisões sobre o pensamento ciêntifico, os:
- ateus (a=não; teus= deus. nega a deus):serião as pessoas que acreditam que a fé atrapalha a ciência, e vão tentar falar para as pessoas não acreditarem em Deus.
-agnósticos (a=não; gnósticos=conhecimento): são as pessoas que não conheçe sobre a existência de Deus. Tem 'dúvidas'. em vez de se preocupar com Deus, se preocupava com a ciência. Não se importavam com Deus ou com a fé. O foco era a ciência
-Deistas: acreditavam em Deus,só que tinham uma forma diferente. 'as mentes de todas as pessoas unidas eram Deus'. Acreditavam que tudo o que existia era Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário