Pesquisar tema específico

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Café no Oeste Paulista e a Cidade de São Paulo

O oeste Paulista




Tudo começa com uma plantação de café que foi iniciada na estrada entre São Paulo e Rio de Janeiro, dá tão certo que decidem ampliar. (essa primeira era a plantação do Vale do Paraíba, que era baseada na escravidão)

No oeste paulista tem um novo foco de café. A mão de obra era o colonato (imigrantes) eram usados latifúndios com ferrovias isso causava muitos gastos, porém a grande quantidade de consumo deixa os fazendeiros muito ricos.

O café é uma bebida que dá energia e nas fabricas eles precisavam dos funcionários dispostos para trabalhar. As empresas compravam muito café para que os trabalhadores estivessem sempre com “pique” para trabalhar isso no mundo inteiro, por isso os barões do café ficaram tão ricos.

Os grandes produtos da época eram as tecnologias mais avançadas, seriam elas: energia elétrica, esgoto, água encanada, entre outros. Para isso eles criam um local onde eles poderiam ter tudo isso junto, a cidade da burguesia essa cidade é São Paulo. Eles morariam, porém longe do “povão”, em um lugar alto: Av. Paulista, o morro que descia para cidade era chamado de Rua da Consolação, pois as pessoas que não podiam morar no lugar mais caro moravam perto e o lado oposto era o Paraíso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário