A eletricidade surgiu na Inglaterra, baseada em um “brinquedinho” da rainha Elizabeth, que tinha sido criado por um filósofo a muitos anos atrás, que chamava - se Electra = deusa da eletricidade; era uma esfera feita de ouro, com uma manivela pra fora, e continha um pedaço de lã dentro. Quando se girava a manivela, elétrons e prótons eram produzidos, pelo contato da lã com o ouro. E quando alguma pessoa tocava a esfera, ela levava um choque.
Adaptando esta invenção, adicionando a ela quilômetros de fios de cobre, onde em uma das pontas havia o “brinquedinho” e na outra um sino, era possível se comunicar com outros países, pois quando alguém rodava a manivela, o choque passava pelo fio inteiro, e quando chegava ao sino o choque emitia um som. Assim surgiu uma das maiores invenções, pois se comunicavam através de código Morse, cada barulho emitido significava uma letra, ou palavra, e assim se transmitia uma mensagem para “o outro lada do mundo”, para nós hoje em dia pode parecer besteira, pois era um pouco difícil de decifrar, e até mesmo demorado decifrar uma frase, letra por letra, mas, naquele tempo era uma enorme descoberta, pois o único modo de se comunicar a distância era com cartas, e enquanto uma carta demorava meses para chegar, em minutos você já havia telegrafado a carta.
Surgiu também o fonógrafo que era uma espécie de gravador, riscava com uma agulha bem fina, um cilindro de porcelana ainda úmida, depois de seco, e junto a uma espécie de cone pra transmitir algum som, a agulha retrocedera o “caminho” feito, e assim o som era emitido.
O telefone foi criado á partir da junção do telégrafo com o fonógrafo. Se uma pessoa que viveria na França precisasse falar com uma pessoa na Inglaterra, ela ligaria para a Central Telefônica, e comunicava a telefonista com quem desejava falar, logo a telefonista ligava para a pessoa da Inglaterra, e depois as deixavam em linha direta, mas como a telefonista não sabia quando a conversa das pessoas acabava, em certo horário ela desligava a conexão, mesmo que as pessoas ainda estivessem falando, assim se elas não tivessem terminado, elas teriam que fazer todo a processo novamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário