Após conquistar seu império os persas tinham que se organizar, pois sua terra era muito grande.
Eles pensaram em várias formas de se organizar.
Uma delas foi dividir o império em várias partes : cada uma dessas partes era chamada de Satrapia, e para governar usavam o Sátrapa, que era alguém do próprio povo (que ja tinha sido conquistado) mas que odiasse seus líderes.Podia criar a lei que quisesse, porém tinha que aplicar as leis que o imperador mandasse além de pagar o imposto (uma parte do que seria produzido). Se o Sátrapa não fizesse uma dessas coisas ele seria morto e entraria outro em seu lugar.
Outra foi escrever as leis emtodas as línguas/alfabeto fenício : as leis eram escritas em todas as línguas , mas as coisas escritas no dia-a-dia eram feitas no alfabeto fenício.
Mais uma delas foi as estradas reais : que cruzavam o território inteiro.A cada 10 km havia uma casa de correio que hospedava 10 pessoas e 10 cavalos. A mensagem ficava em um cilindro e quando a pessoa chegava na 1° casa de correio tocava uma corneta para avisar o da proxima casa para ja ir se preparando e assim por diante. Assim a pessoa parava para descansar e a carta continuava indo até seu destino
Outra foi ensinar filhos de outros povos : os pais tinham que entregar os filhos ainda bebês para serem educados pelos persas. Eram educados em uma escola milita,r assim depois não saberiam quem era seus pais e iriam para o exército, deixando o exército dos persas maior.
Mais uma foi criar uma cultura misturada : que foi o zoroastrismo criado por zoroastro que acreditava no dualismo que eram duas forças do universo : bem Vs. mal. As estrelas eram a escrita de Deus que só o imperador persa sabia interpretar. Dai vem o zoodíaco que significa animal - constelação.
A ultima delas foi olhos e ouvidos do rei : o imperador mandava uma pessoa como se fosse um comerciante para ouvir as pessoas. Mas ela anotava todos os nomes das pessoas que falavam mal do imperador e ai quando o exército passava por lá ele desaparecia com todas as pessoas que falaram mal dele. Assim em público nunca falavam mal do imperador e as crianças aprenderam a gostar dele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário