Pesquisar tema específico

domingo, 10 de abril de 2011

Populismo


O populismo é uma técnica de governo adotada por muitos países depois da crise de 29.
Getúlio Vargas, governante do Brasil por quase 20 anos, foi um que adotou o Populismo como técnica de governo do Brasil.
O populismo é uma mistura de duas coisas contraditórias. Tem todas as características de ditadura, mas ao mesmo tempo, baseava-se em fazer a vontade do povo, para que eles te amassem.  Era uma ditadura que imitava a republica.
Como exemplo de obras feitas para que o povo de adorasse, temos muitos feitos de Getúlio Vargas no Brasil, que com certeza mudaram o modo de pensar dos brasileiros em relação ao presidente.
Para começar, temos o CLT, código de leis trabalhistas, que é considerado até hoje como oficial, e mudou totalmente a base do trabalho, não somente no Brasil, como também em muitos outros países, onde o CLT foi implantado.  Este código de leis envolve o direito de férias, salário mínimo, licenças e 8 horas de trabalho por dia.
Temos também a questão sobre as eleições, que ficaram muito mais acessíveis em relação a população, ou seja, mulheres, homens, alfabetizados ou não (acima de 18), poderiam votar.
O governo populista de Getúlio também valorizava a imprensa, com a Hora do Brasil, onde o presidente comentava sobre seus feitos todos os dias, durante uma hora nos canais de rádio. E contava também com o DIP, departamento de imprensa e propaganda, que garantia passar sempre a melhor imagem sobre o governante.
Esse é um grande exemplo de governo Populista, onde o ditador tem a missão de fazer todos amarem o seu governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário