Canudos
No nordeste havia o Coronelismo. Os coronéis tinham a maior parte dos latifúndios e nessas “fazendas” eles construíam açudes, porém bem em um lugar em que as pessoas que moravam em volta tivessem que pagar algo para entrar na fazenda do Coronel para pegar água, como as pessoas não podiam ficar sem água ficavam devendo, as vezes vendiam até sua terrinha para ele. Elas tinham duas opções: acabar indo para São Paulo ou então começavam a trabalhar para o coronel e isso deixava as pessoas revoltadas.
Em uma cidade do nordeste existia um homem chamado Antonio Conselheiro, ele era um homem muito popular por lá, ele indignado com a situação disse que tinha tido uma visão de Deus falando que o mundo iria acabar. Também diz que o mundo acabaria desta forma: O sertão virará mar e o mar virará sertão. Essa idéia dele vai parecer muito boa, então ele e alguns seguidores vão para região de Canudos e começam a criar uma cidade, nesse local todos se ajudavam e isso começou a atrair moradores de outros lugares.
Após alguns anos da cidade construída decidem que fariam uma Catedral, mas para isso precisavam de um sino e de madeira.
Antonio vai para as cidades urbanas para pedir dinheiro para conseguir o sino e como varias pessoas eram a favor de Antonio o ajudaram e os coronéis mesmo tendo raiva dele também deram. Assim ele conseguiu o dinheiro e comprou o carregamento de madeira, porém um coronel não permitiu a passagem da carga e a deixou presa em sua fazenda.
Antonio e os moradores de sua cidade foram buscar sua carga na fazenda, pois isso era o certo, eles compraram, teriam que ter de volta. O coronel dessa fazenda juntou um exército para combatê-los, porém uma parte do exército se uniu aos moradores de Canudos e foram para a cidade com eles. Logo depois juntaram um forte exército para combatê-los, mas como o outro exército também foi derrotado.
Como ninguém conseguia derrubá-los tomaram providencias maiores: fazer com que a capital soubesse de que uma cidade estava tentando ficar independente. Assim eles mandaram um exército maior intervir, este por sua vez chega destruindo tudo e todos, mesmo assim as pessoas não se rendiam e ao final essas pessoas acabaram todas morrendo.
Dessa “guerra civil” sobreviveu um jornalista que havia se rendido logo no inicio e ele tinha visto tudo o que ocorreu naquele dia e conta o que havia se passado naquelas horas. Essa historia acaba ficando popular no nordeste e um grupo cria um “exército do povo” o cangaço, esse grupo com seu líder Virgulino e sua esposa Maria Bonita, faziam o estilo “Hobin Wood” roubar dos ricos para dar aos pobres. Ao final mataram os cangaceiros e expuseram suas cabeças nas feiras de comércio para deixar o povo com medo e fazer com que eles não tivessem coragem de fazer o mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário