Governo de Cromwell
Na Inglaterra, mais ou menos no ano de 1652/1653 estava começando uma guerra civil em quanto deixavam a Escócia de lado por um tempo. O parlamento estava em desvantagem, se não fosse por um pastor chamado Oliver Cromwell. Sabendo desta guerra ele se sentiu na obrigação de ajudar o parlamento. Para fazer isso ele decide fazer um exército de servos, dizendo para eles que se lutassem iriam ganhar feudos e virariam nobres. Este exército se chamava: EXÉRCITO MODELO.
Com essa grande ajuda o parlamento ganha a guerra, enforcam o rei, cortam a cabeça e jogam-na para a multidão.
Daí então a Inglaterra deixa de ser Monarquia e vira República.
Cromwell pede ao governo para tornar-se um Lord Protetor Vitalício da Inglaterra (rei). Com esse cargo criando uma armadilha, Oliver fecha o parlamento e vira o rei. Mas ele estava com um problema: e os servos? . Ele precisava dar os feudos para os servos, mas não havia como fazer isso, pois eles eram em muitos, então revoltados, eles criam dois grupos: Diggers e Levellers.
Diggers quer dizer escavadores. Eles iam invadindo os feudos para ficar com eles.
Levellers queriam a igualdade. Para dar uma desculpa pelo que faziam diziam que os servos eram mais baixos que os nobres, pois tiveram uma alimentação melhor. Então os dois tinham que ficar do mesmo tamanho: os levellers cortavam a cabeça dos senhores feudais.
Tudo isso estava se tornando um caos. Para acabar com esta confusão, Cromwell ia distribuir os feudos, mas se nos batalhões do exército modelo houvesse algum leveller, o batalhão inteiro perde o direito de ganhar feudos. Muitas pessoas vão denunciar os levellers no exército, mas mesmo assim vão faltar feudos e a Inglaterra vai ter que reconquistar a Escócia. Conseguem. Mas mesmo assim, ainda faltam terras. Vão pra Irlanda para reconquistá-la, também. Conseguem.
Além desses objetivos, Oliver tinha outros, como o de tornar a Inglaterra pura, criando os Leis Puritanas:
- Proibição da bebida (prisão)
- Adultério (morte)
-Proibição do baralho e apostas (preso)
- Obrigação de ficar em casa depois que o sol se por, só sair com autorização (preso)
Essas leis acabaram com os assassinatos, mortes, mas o povo não gostava disso.
Após mais alguns anos, ficando velho ele decreta a lei que diz que se ele morresse seu filho assumiria o cargos. Um tempo depois ele morre, seu filho assume, mas este também é morto, mas pelo parlamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário