Pesquisar tema específico

domingo, 10 de abril de 2011

Coronelismo

Coronelismo
No Nordeste, ainda na rep do café com leite, tinha o coronelismo.Todos os grandes lideres militares do Brasil mesmo quando acaba a ditadura eles ficam com suas terras.
No Nordeste, tinham muitos escravos - pouca alfabetização - então, os lideres militares, eram "os melhores" e os que eram alfabetizados, então tinham 100% de controlhe das eleições, pois só poderiam votar pessoas alfabetizadas.

A única parte dessa região que dá para palntar é perto da costa : a Zona da Mata (a parte que os lideres militares ficaram).
Mas mesmo assim, dá para plantar no agreste e no sertão, com irrigação. Nesta região existe um rio perene, o São Francisco.
Quando chove lá, chove em 3 meses o que era pra chover o ano inteiro. Já que chove tanto, fazem açudes para armazenar a água da chuva, que eles usam na época de seca. Os açudes eram obras públicas, ou seja, qualquer um poderia pegar a água, mas então os coronéis que tinham controlhe do poder, constroem os açudes dentro de suas propriedades, mas assim não era qualquer um que poderia entrar para ir no açude, pois não podiam entrar sem a autorização do dono da propriedade, então, para conseguir a permição dos coronéis para entrar em seus latifúndios para buscar água só existiam dois jeitos, o primeiro era negociar suas coisas, animais ou qualquer coisa que fosse e que o coronel aceitasse, e a segunda opção era trabalhar para o coronel, só assim as pessoas conseguiam um pouco de água. Com isso as pessoas vão ficando cada vez mais pobres, e os coronéis cada vez mais ricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário