Pesquisar tema específico

sábado, 13 de novembro de 2010

Profissões na Cidade de Roma Imperial

Profissoes na cidade de Roma






Muitos anos atrás na cidade da Roma, os romanos começaram a criar profissoes úteis para a nova cidade. Essas profissoes sao:



Sacerdotisa: As sacerdotisas eram pessoas que trabalhavam no templo de Elio e quando fosse aproximadamente 15:00 (treis horas), elas ligavam as luzes, das lâmpadas da avenida Via Sacre. Essas lâmpadas eram acessas por óleo e transformado em fogo.







Prefeito: A profissao Prefeito vem de: PRÉ - FEITO. Existia um prefeito em cada rua da cidade. E esse prefeito nao podia deixar os seus moradores brigarem, roubarem, matarem, etc. ele era quem tinha que resolver tudo que acontecia na sua rua. Para se tornar prefeito, era preciso ser eleito e ficava um ano nessa carga.







Arquiteto: Os arquitetos tinham a funçao de conferir se os Aquedutos (pontes gigantes onde corria as águas que vinham das colinas) estavam em ordem, ou seja, que nao estavam quebrados, se nao estavam desabando, etc. eles também conferiam se as casas estavam bem conservadas.





Barbeiros: Os barbeiros além de cortar, pentear o cabelo e barbear os homens, eles cuidavam da saúde do povo (como um médico). Os barbeiros cuidavam principalmente da febre das pessoas, para conseguir cuidar disso eles podiam colocar um pano molhado nos pulsos e nucas dos doentes, cortar um pedaço da pele para retirar o sangue ( tirar sangue acalma a febre) ou por um sanguessuga em uma parte do corpo da pessoa.



Sanguessuga.








Esponjadeiras: As esponjadeiras lavavam o povo. Cada grupo de 50 - 60 pessoas ficavam em um "banho" (bauneário ou terma). As esponjadeiras eram normalmente mulheres e elas lavavam as pessoas com esponjas. Depois de cada grupo as esponjadeiras eram obrigadas a esvaziar o "banho".












Pilotos de Bigas: A maior construçao da cidade de Roma foi o Circus Maximus. Essa construçao foi feita na forma de círculo e dentro do círculo a Roma esperava as Bigas e Quadrigas competirem.

Bigas: "carroça" com duas rodas, carregado por cavalos.

Quadrigas: "carroça" com quatro rodas, carregado por cavalos.

Quem competia era a Biga do Imperador e os outros três competidores eram Bigas do povo. Existiam três tipos de corridas:

Corrida limpa: nao pode encostar no outro competidor

Corrida Violenta: tentar colocar a sua Biga, Quadriga em cima do outro competidor

Corrida vale - tudo: pode matar outros competidores.

O povo podia apostar em qualquer competidor menos no do Imperador
 

Um comentário:

  1. valeu cara me ajudou bastante no meu trabalho de historia gosto muito do seu blog

    ResponderExcluir