Pesquisar tema específico

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Por que motivo foi adotada a escravidão

IMPORTANTE - ESSE TEXTO NÃO FOI FEITO PELO ALUNO E NÂO REFLETE AS AULAS - É importante além do texto utilizar-se do que vimos em sala de aula, portanto aqui o caderno é fundamental:

Tipos de trabalhos antes da escravidão e como eles viviam


Os índios não eram escravizados, eram pagos em forma de escambo, ou seja, simples troca. Apitos, chocalhos, espelhos e outros objetos utilitários foram oferecidos aos nativos em troca de seu trabalho (cortar o pau-brasil e carregá-lo até às caravelas).

As tribos viviam de trocas de alimentos, plantações, animais por serem de localizações diferentes e favores diversos, até mesmo rituais nos quais eles faziam para fortalecer as tribos e unilas para algum eventual ataque de inimigos.

Porque foi adotado o trabalho escravo

Escravidão, também conhecida como escravismo ou escravatura, foi a forma de relação social de produção adotada, de uma forma geral, no Brasil desde o período colonial até o final do Império. A escravidão no Brasil é marcada principalmente pelo uso de escravos vindos do continente africano, mas é necessário ressaltar que muitos indígenas foram vítimas desse processo.

Os escravos foram utilizados principalmente em atividades relacionadas à agricultura – com destaque para a atividade açucareira – e na mineração, sendo assim essenciais para a manutenção da economia. Alguns deles desempenhavam também vários tipos de serviços domésticos e urbanos.

A escravidão só foi oficialmente abolida no Brasil com a assinatura da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888. No entanto, o trabalho compulsório e o tráfico de pessoas permanecem existindo no Brasil atual, a chamada escravidão moderna, que difere substancialmente da anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário