Pesquisar tema específico

sábado, 6 de novembro de 2010

Ciclo do Café

Ciclo do café




O Brasil já teve vários produtos principais para exportar, como o pau Brasil, em 1500 até 1530, em 1530 até 1650 era a cana de açúcar e em 1700 até 1800 foi o ciclo do ouro.

Por volta de 1840 e 1850 o Brasil não tinha nenhum produto de grande exportação. Dom Pedro II observou o café que só tinha na Colômbia e na Turquia e de algum jeito o Brasil conseguiu uma plantação tão grande de uma vez só, e o café era abastecimento humano, porque deixava os trabalhadores mais ativos, por isso era bom exportar para países industriais. Pelo motivo do café ser o "combustível" humano que até hoje ele é oferecido nas empresas. Esse café foi plantado entre São Paulo e o Rio de Janeiro chamando esse lugar de Paraíba e o tipo de trabalho era o escravo e as fazendas eram latifúndios.

Isso trouxe tanto dinheiro para o Brasil, que resolveram ampliar a produção em São Paulo, o trabalho era colonato em latifúndios e era levado por ferrovias.

Com isso, surgiram várias pessoas ricas, os barões do café. Eles começaram a criar casas na Avenida Paulista, porque é o lugar mais alto de São Paulo, e é longe do centro (onde o povo morava). Depois foi criado indústrias de base e de consumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário