Pesquisar tema específico

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Trabalho por Jornada na Revolução Industrial

PROBLEMAS CAUSADOS POR CAUSA DAS JORNADAS DE TRABALHOS



O QUE SÂO JORNADAS DE TRABALHO?
Ao invés das pessoas trabalharem com contrados mensais ou anuais, como ocorre hoje, as pessoas recebiam apenas pelo dia trabalhado, eram diaristas. Assim, se alguém por qualquer motivo não pudesse trabalhar, a pessoa não recebia. POr exemplo, a mulher está grávida, a pessoa está doente, a pessoa sofreu um acidente na própria fábrica por culpa do dono da fábrica. Em todos esses casos a pessoa não receberia se não fosse trabalhar.
Ou seja, não existiam férias, nem feriado, nem fim de semana, nem aposentadoria, nem nenhuma outra coisa que não fosse trabalhar e receber apenas pelo dia trabalhado (e sempre recebiam o suficiente para se sustentar apenas aquele dia, de modo que não adiantava nem querer ficar acumulando para os momentos de dificuldade)



LUTAS SOCIAIS
Como naquela época as pessoas recebiam por dia de trabalho, esse período era chamado de JORNADA.

Mas com o êxodo rural, muitas pessoas foram procurar trabalho na cidade mas, se você se machucasse no trabalho e não pudesse mais trabalhar você não recebia o dinheiro da sua jornada. Alem disso haviam as maquinas que substituíam o trabalho humano.

Se antes já tinha muitos desempregados, imagina depois destas máquinas. Então, além dos outros problemas, ainda havia as gigantescas filas pra você conseguir uma vaga na fábrica pra trabalhar aquele dia, sem a certeza se teria vaga no dia seguinte.
 daí surgiram os LUDISTAS.

LUDISTAS = GRUPO DE PESSOAS QUE DESTRUIAM AS MAQUINAS.

E com isso os burgueses que são os donos das fabricas “contrataram” policiais para combater os ludistas.

Os cartistas surgiram pois eles ao invés de destruir as maquina das fabricas eles tentavam fazer contratos com os donos de fabricas :

por exemplo
Fim do castigo físico;

Não ter a jornada mais que 10 horas;

licença àacidente de trabalho;

maternidade;

contrato mensal ou anual(não precisava ficar na fila para entra na fabrica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário