Neocolonialismo
Na revolução industrial, com o aumento de produção de máquinas, as fábfricas começam a precisar de mais fornecedores de matérias primas e de maior mercado consumidor, uma vez que a produção é muito maior. Séculas antes da revolução existia o Pacto Colonial, ou seja, caso ainda existisse o pacto colonial as colônias forneceriam as matérias primas.
mas no século XIX, quando, por causa da revolução industrial, essas colônias seriam mais importantes para fornecer a matéria prima e servir de mercado consumidor, essas colônias começam a ficar independentes.
A Inglaterra e outras potências industriais, como a França, começam a procurar países onde elas poderiam conseguir essas matérias primas, mas não podiam simplesmente atacar, uma vez que seus governos eram baseados em princípios como Igualdade, Liberdade, Fraternidade, não cabendo, pelo pensamento da época, simplesmente invadir e atacar sem uma boa justificativa.
Com isso a Inglaterra inventa o Neocolonialismo, um novo jeito de dominar, fazendo com que fossem criados espécies de pactos coloniais, mas que não tivessem esses nomes.
Umas das formas de fazer isso é criar uma zona de influencia, onde a Inglaterra ou França, ou outro país industrial, oferece algo a um país não industrial e faz um acordo para que esse reino aceitasse comprar comprodutos apenas daquela metrópole e oferecesse produtos só para eles, assim como no pacto colonial. Apesar de ser prejudicial ao reino que assinou o tratado a longo prazo, a princípio poderia parecer bom, pois eles venderiam seus produtos (matéria prima) em grande quantidade e teriam acesso a produtos industrializados que só existiam na Europa. ... Mas com a exclusividade do comércio, com o tempo, as metrópoles europeias compram a matéria prima a preços muito baixos e vendem seus produtos muito caro, empobrecendo a zona de influência.
Protetorado é uma maneira em que a potÊncia indistrual européia (França, Inglaterra ou outra) controlasse a
economia e a política de país. Isso normalmente se dava quando eles apoiavam um grupo contra outro, gerando espécies de guerra civil. Por exemplo, existe um rei no poder, mas um outro parente do antigo rei teria interesse em assumir o trono. O país europeu dá dinheiro, armas ou outra forma de ajuda para o rival derrubar o seu inimigo. O protetorado é uma dominação mais forte que a zona de influência, porque o governante deve o poder dele à potência europeia. Então, a qualquer momento a potência europeia pode ameaçar tirar o poder do governante, e com isso faz com que ele sempre faça as regras que a potÊncia europeia pede.
Além disso ainda podia haver uma conquista de fato, criando a chamada neo-colônia. Normalmente arrumavam uma desculpa para a guerra. Ou usavam um protetorado para declarar a guerra e então eles só iam ajudar o protetorado e com isso invadiam o país, ou então enviavam vários missionários religiosos àquele reino. Como a maior parte dos reinos tinha religiões oficiais e proibiam missionários de outras religiões, então eles acabavam, pela lei do país, sendo mortos. Aí, para "salvar" os seus cidadãos a potência europeia atacava e conquistava.
Nenhum comentário:
Postar um comentário