No período napoleônico, quando Napoleão tentou atacar a Inglaterra, criou o bloqueio continental e obrigou Portugal a segui-lo. Foi para o Brasil e entre outras coisas ele teve que passar pela Espanha para ir para a Rússia. Porém quando eles chegaram à Espanha, a encontraram abandonada, então ele tomou a terra.
Ele enviou a maior parte do exercito dele de volta para Portugal, porque não precisariam de tanto exercito com a Espanha naquelas condições.
Então, quando o sobrinho de Napoleão foi com o exército para Portugal, surpresa: as tropas da Espanha estavam lá esperando na fronteira. Então eles não conquistaram Portugal.
Enquanto isso, Napoleão encontrou na Rússia cidades e mais cidades queimadas, como se acabassem de ter sido atacadas e abandonadas. Só que isso era uma grande tática, porque o líder da Rússia CZAR, sabia que Napoleão não levava suprimento e por isso eles iam passar fome. Então abandonaram a cidade de propósito.
O pouco do exercito que estava com Napoleão estava a 1 semana de moscou e começava a passar frio e fome
Mas Napoleão os incentivou, porque ele pensou que CZAR não teria coragem de destruir seu próprio palácio, e seguiram caminho até moscou.
Chegando a moscou, outra surpresa: CZAR havia queimado o próprio palácio.
Napoleão não soube o que fazer e mandou todos voltarem.
Só que tudo isso fez com que de 1.000.000 de soldados, apenas 10.000 sobraram, porque morreram ou desistiram. Ainda mais porque o uniforme do povo da Rússia era inteiro branco e estava nevando, portanto os russos iam matando os franceses em guerrilhas. Quando chegaram em Paris, a frança estava sendo atacada pela Inglaterra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário