Pesquisar tema específico

domingo, 31 de julho de 2011

Gandhi

A Índia, nos meados do século XIX, estava sendo conquistada pelos ingleses, que no final, recebeu o nome de Índia Britânica, porém o controle sobre esse país estava sendo dificultada pelo Mahatma Gandhi, um dos maiores idealistas da história, por causa da sua ideia da luta através da não violência (um pensamento que era como se a não violência fosse uma luta).
Gandhi surgiu de uma das famílias mais ricas da Índia e sendo assim, quando já era adulto, teve a oportunidade de estudar direito em uma faculdade na cidade de Londres, Inglaterra. Depois de um tempo, foi convidado para trabalhar na África do Sul, como advogado, onde ele descobriu outra realidade: as pessoas, principalmente os trabalhadores, eram separadas pela sua cor, ou seja, cada banheiro, por exemplo, era utilizada por uma “raça” específica. Após aquele momento, também começou a trabalhar como jornalista, que publicava jornais com títulos e textos chamativos, comentando sobre essa realidade, que fez com que fosse expulso do país africano. Mas também, na África do Sul, realizou protestos pelos direitos dos hindus.
Ao chegar ao seu país natal, protestou pelos direitos dos indianos, já que a Índia estava sendo controlada pela Inglaterra, sem a utilização da violência. Isso foi se repetindo até Mahatma ficar realmente famoso. Um dos seus protestos mais conhecidos ocorreu da seguinte maneira: dentro de uma padaria, onde somente os ingleses podiam comer, foi entrando um indiano de cada vez com a mesma pergunta “Posso um pãozinho, por favor?”, até que a padaria ficou repleta de indianos. Outra luta não violenta fez com que as fábricas de roupas inglesas falirem, pois Gandhi havia ensinado aos seus seguidores como criar a sua própria roupa. Com esses protestos, o líder indiano foi preso inúmeras vezes, mas sem motivo, pelo fato de não ter rompido nenhuma lei.
Gandhi também criou uma cidade que não era controlada pelos britânicos, onde as casas eram construídas de madeira e sem eletricidade. Durante esse processo, apareceu a sociedade alternativa (uma sociedade ideal para todos), criada por ele. Essas lutas terminaram quando Mahatma foi realizar um acordo de paz no parlamento inglês. Na Inglaterra, foi andando com uma roupa simples e recusando todos os produtos ingleses até o parlamento, que finalmente permitiu a independência da Índia.
Os hinduístas e islâmicos, que não se suportavam pelo fato de serem de religiões diferentes e possuírem ideias variadas, começaram uma briga, que naquele momento quase separou o país. Então Mahatma Gandhi, que não era a favor da violência, fez jejum e disse que iria parar quando um acordo de paz fosse feito. Depois de muito tempo, eles aceitaram essa ideia até que um hinduísta o matou. Infelizmente, após a sua morte, a Índia foi dividida no meio, onde uma parte ficou como Índia e a outra, como Paquistão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário