Martinho Lutero era um padre que vivia na cidade de Wittemberg no Sacro-império-Romano-Germânico. Um dia ele recebeu um homem em sua igreja chamado Oleandro Tetzel, que estava vendendo cartas de indulgência. Lutero achou isso um absurdo e expulsou o homem de lá. Depois disso, totalmente contra a venda das cartas de indulgência, Martinho criou as 95 teses e pregou na porta de sua igreja, para fazer uma reunião para discutir sobre as cartas e outros erros que eles consideravam existir na Igreja Católica
Depois que Oleandro Tetzel volta para Roma ele diz para o papa tudo o que aconteceu em Wittemberg, mas o papa não deu importância, foi só uma pessoa que se revoltou com papa. Mas as pessoas que moravam nos outros reinos vão ficar sabendo da história de Martinho Lutero, e vão começar a criticar a igreja,porque não aconteceu nada com Lutero quando ele criticou a igreja e o povo achava q não ia acontecer nada com eles também. Quando o papa fica sabendo dessa história, fica nervoso e manda uma carta para Lutero convidando-o para vir a Roma falar com ele.
O padre recebe a carta e decide ir. Quando ele chega, é orientado a dizer ao papa que ele pede perdão, mas Martinho decide dar sugestões para melhoras as cartas de indulgência.
O papa não aceita isso e manda levá-lo e volta para o Wittemberg. Mas a carroça onde Lutero estava sendo levado é assaltada pelos amigos de Lutero e ele é raptado (salvo).
Já que conversar com o papa não deu certo ele decide publicar bíblias nas línguas populares, para as pessoas lerem as bíblias e verem que os ensinamentos de Jesus eram outros e que o papa estava fazendo tudo de errado.
Para copiar as bíblias com as línguas populares ele decide usar uma invenção chamada imprensa, onde haviam letras gravadas em pedaços de cortiça, elas eram colocadas em uma placa de metal, colocavam tinta e carimbavam numa folha, assim então, depois de um tempo bíblias das línguas populares estavam sendo distribuídas para o povo. Essa invenção é a imprensa de tipos móveis, criada por Gutemberg. O papa acaba descobrindo isso e manda uma carta para a pequena cidade do Sacro-Imperio-romano-germânico dizendo que quem continuasse lá iria para o inferno. Lutero e outras pessoas mandam um carta de volta pra o papa chamada protestátio, e eles continuam morando na cidade. Então começa uma guerra entre os dois, o papa, o clero e os católicos contra os protestantes. E depois de 30 anos os católicos vão querer fazer um acordo; Paz Augsburgo, que vai ter duas regras: a paz,e o rei vai escolher a religião do reino, e se ele escolher que o reino vai ser católico protestantes não poderão viver nele, mas se o rei escolher que ele será protestante católicos poderão viver nele. O primeiro reino que decide ser Protestante é a Inglaterra.
Os protestantes começam a se dividir em grupos: A primeira grande separação foi quando Lutero e o João Calvino se dividem em Luteranos e Calvinistas.
Outras divisões aparecem como: Anglicanos e Puritanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário