Funcionamento da República Romana
A república romana não possuía um rei (como diz o nome baseado na lenda de Rômulo e Remo), mas algumas pessoas comandavam Roma. Como Roma surge como um Entreposto Comercial, ela recebia dinheiro por isso, e alguém tinha que administrar o dinheiro. Quem comandava Roma era o senado, isto é, 60 homens que cuidavam de Roma (os senadores eram vitalícios, ou seja, comandavam até morrer).
Quando o senador morria, era eleito outro. Em Roma tinham duas classes sociais: os plebeus e os patrícios. A maioria que era dos eleitos eram os patrícios, pois além de ricos compravam os votos dos outros, fazendo assim os ricos governarem. Na República Romana existiam também duas coisas muito importantes:
o Fórum- praça fora da Roma onde os plebeus poderiam dar sua opinião, em caso de emergência( o que nunca iria acontecer).
Os tribunos da plebe eram duas pessoas que vigiavam os senadores mas eram pagos por eles e deixavam os mesmos comandarem sem problemas.
o Tribunal- eles ( os tribunos da plebe e outros) se reuniam para fazer um julgamento de senadores ruins e matá-los( julgamento no forúm).
RES -- Publica = República
Nenhum comentário:
Postar um comentário